top of page
  • RSD

Inscrição Estadual (IE): como consultar de forma automática no SINTEGRA?

Saiba como realizar a consulta de Inscrição Estadual no Sintegra de forma manual e automática. 

A Inscrição Estadual (IE) é o que identifica uma empresa como um estabelecimento regular. Ela representa o registro da organização no cadastro do ICMS. Portanto, é através dessa inscrição que os negócios se tornam aptos a comercializar seus produtos ou serviços com repasse de mercadorias.

A IE é obrigatória já que todas as empresas necessitam pagar o ICMS.  E por meio dela é calculado quanto de impostos será pago sobre cada uma das vendas feitas pelo negócio.

A Inscrição Estadual possui sempre 9 números, os quais têm significados distintos:

Os dois primeiros  dígitos representam o estado de cadastro;Os outros seis números sequenciais indicam os números da inscrição de cada organização;Já o último dígito é o verificador ou o dígito de controle. 

Sua empresa é obrigada a ter IE?

As empresas que vendem produtos físicos precisam ter a Inscrição Estadual. Por mais que essa venda seja feita de forma online e entregue ao destinatário final, ainda é necessário possuir a IE. 

Todos os mercados, como indústrias, varejistas, atacadistas e e-commerces estão enquadrados nessa obrigatoriedade. 

Porém, para negócios prestadores de serviço, online ou físico, a IE não é necessária, uma vez que a nota emitida é a Nota Fiscal de Serviço eletrônico (NFSe). 

Isso acontece porque serviços não demandam transporte, armazenamento ou outro tipo de circulação. Assim, não há o imposto de circulação de mercadorias. Porém, é necessário possuir a Inscrição Municipal, verificando em cada prefeitura. 


Consulta de Inscrição Estadual automática


A Sefaz disponibiliza um Web Service para verificar a situação dos contribuintes cadastrados junto a ela. Mas para realizar essa consulta de forma automática é preciso possuir uma integração com esse sistema. 

A Oobj possui um módulo na aplicação de emissão de NFe que integra com esse Web Service, verifica a situação da inscrição estadual e devolve um retorno via arquivo para que o ERP do cliente valide se deve ou não gerar o documento de emissão para os contribuintes irregulares.

Se interessou? Você pode saber mais sobre essa solução em nosso site:


Consulta de Inscrição Estadual no SINTEGRA

Se a sua necessidade for consultar manualmente, é preciso saber consultá-la corretamente no SINTEGRA:

Primeiramente, você deve acessar o site: http://www.sintegra.gov.br/. O SINTEGRA é o órgão que é responsável pelas informações sobre as operações interestaduais com mercadorias e serviços.Depois, ao visualizar o mapa do Brasil, você deve clicar no Estado (UF) que a Inscrição Estadual está cadastrada.Após ter clicado no Estado escolhido, a página para consulta será aberta, com a opção de utilizar a CCE (IE), CNPJ) ou CPF. Após isso, deve-se preencher os campos e realizar a consulta.

Para ter acesso ao tutorial completo, acesse a nossa Base de Conhecimento.

Fonte: SINTEGRA

815 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10 passos para uma boa tomada de decisão

Não sei que horas você acordou hoje, mas sei que desde que abriu os olhos está decidindo. O tempo todo temos que tomar decisões. Sem percebermos, durante grande parte das 24 horas, decidimos centenas

ROFF expande parceria estratégica com SAP Brasil

A ROFF, empresa do grupo Gfi, acaba de ser reconhecida pela SAP Brasil, como SAP VAR (Value Added Reseller). Como parceiro revendedor de valor agregado, a empresa passa a atuar na revenda de licenças

bottom of page