top of page
  • RSD

Como evitar erros no recebimento de notas fiscais

O recebimento de notas fiscais ou o recebimento fiscal é o momento em que a mercadoria adquirida pela empresa chega através do fornecedor. Assim, conforme acordado na companhia, é feita a recepção do documento e os produtos são conferidos. A partir daí, a mercadoria pode ser usada ou colocada na linha de produção. 

Parece simples e fácil, mas não é bem assim. Todas essas etapas entram em funis complexos, necessitando de atenção. Afinal, muitos erros podem aparecer no meio do caminho e é preciso solucioná-los. 

Para garantir que a operação ocorra de forma correta, é necessário conhecer os erros mais frequentes que ocorrem nesse cenário. Veja quais são:

Falta de controle das notas emitidas contra o CNPJ

É comum que as empresas não tenham controle sobre aquilo que foi escriturado ou emitido contra o CNPJ da organização. Mas isso não é o cenário ideal. É muito importante estar 100% a par da situação para impedir a geração de notas frias contra a empresa. Consequentemente, esse contexto resulta em autuações e multas. 

O ideal é acompanhar todo o processo de emissão e recebimento e poder consultar a qualquer momento as notas emitidas contra o seu CNPJ. Saiba mais sobre isso no artigo:

Auditoria Fiscal 

Cada ação realizada deve ser conferida, com isso, as chances de erros diminuem. Ao receber documentos fiscais eletrônicos, a auditoria deve trabalhar na conferência dos documentos recebidos. Mas também é importante que a área trabalhe na verificação dos documentos emitidos, uma vez que é necessário checar o arquivo XML do fornecedor junto à SEFAZ. 

Além disso, para evitar multas, é importante realizar a escrituração da nota fiscal dentro da empresa, com o objetivo informar ao Fisco sobre as movimentações que ocorrem com as mercadorias, sendo categorizadas também de forma adequada. Assim, a tributação é aplicada corretamente.

Trabalho manual e escassez de tempo 

Parece que não, mas muitas empresas ainda realizam a gestão fiscal de forma manual. Esse comportamento deixa a empresa mais suscetível a erros. Afinal, são muitas informações minuciosas para serem conferidas. 

Consequentemente, a área que cuida dessa parte do negócio será sobrecarregada. Muito tempo será gasto para fazer a verificação das notas recebidas e o retrabalho e o erros são uma realidade frequente. 

Falta de verificação nas notas fiscais 

Quando a empresa recebe uma mercadoria, é necessário verificar a situação da nota na Sefaz. Esse ato é importante, porque a nota recebida pode não ser válida ou ter sido cancelada pelo fornecedor.  

Assim, depois que é feita a recepção da mercadoria, o possível erro só aparecerá no momento em que a organização declarar o SPED Fiscal. Com isso, a empresa corre o risco de ser autuada pelo fisco. Além disso,  será obrigada a recuperar as informações fiscais erradas. Por isso, é importante estar em constante verificação na Sefaz. 

Evitando erros no recebimento de notas fiscais de forma simples

Usar a tecnologia à favor da empresa é uma solução. Ter um sistema inteligente que ajude a controlar e monitorar suas notas fiscais recebidas e emitidas faz toda a diferença:

Tenha 100% controle das notas fiscais emitidas contra o seu CNPJGaranta o compliance fiscal da sua empresaConsulte o status de autorização no momento do processamento e agende reconsultas para identificar cancelamentos Valide automaticamente a estrutura de arquivos XML e sua validade jurídica


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10 passos para uma boa tomada de decisão

Não sei que horas você acordou hoje, mas sei que desde que abriu os olhos está decidindo. O tempo todo temos que tomar decisões. Sem percebermos, durante grande parte das 24 horas, decidimos centenas

ROFF expande parceria estratégica com SAP Brasil

A ROFF, empresa do grupo Gfi, acaba de ser reconhecida pela SAP Brasil, como SAP VAR (Value Added Reseller). Como parceiro revendedor de valor agregado, a empresa passa a atuar na revenda de licenças

bottom of page