Buscar
  • RSD

Tipos de Notas Fiscais eletrônicas: conheça todos elas

Você sabe quais tipos de notas fiscais eletrônicas a sua empresa deve emitir?

As diferentes categorias e tipos de Notas Fiscais foram criadas com o objetivo de organizar o sistema fiscal das empresas. 

A nota fiscal tem como objetivo comprovar a venda e compra de produtos e mercadorias. Assim, ela contribui para o gerenciamento das finanças dos negócios, servindo para o controle interno, cálculo dos tributos a serem recolhidos e cumprimento da lei. É através dela também que os impostos são recolhidos.

Sabemos que o cenário fiscal é complexo, mas é importante saber sobre os diferentes tipos de notas fiscais, a fim de evitar erros de tributação, desperdício de recursos e garantir uma operação eficiente.

Portanto, neste artigo, você vai saber mais detalhes sobre cada nota fiscal e entender qual documento a sua organização tem a obrigatoriedade de emitir. 

Nota fiscal eletrônica (NFe)

Desde 2007, a NFe é utilizada. Ela faz parte das transações de produtos e mercadorias tangíveis.

Para emitir uma NFe é necessário ter um certificado digital. Ou seja, a emissão é feita através da Sefaz de cada estado juntamente com o software emissor escolhido pelo negócio. Assim, após a emissão, é gerado o XML e o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). 

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você precisa saber

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe)

Ao contrário da NFe, a NFSe tem como função substituir a declaração de serviço e dessa forma realizando a transação de compra e venda de bens intangíveis. 

A transmissão desse documento ocorre através de cada prefeitura do município da empresa emissora, sendo vinculado ao Recibo Provisório de Serviço (RPS).

Atualmente, já é possível fazer a integração das emissões por municípios, ou seja, organizando as notas em um só layout. Saiba como no site da Oobj.

Leia mais: projeto NFSe promete reduzir burocracias, saiba mais

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe)

A NFCe substitui o cupom fiscal para comércio e varejo. Assim, a transmissão é feita diretamente para a Sefaz e a partir do sistema emissor da empresa, a cada venda realizada.

É por meio do DANFCe que as informações do estabelecimento e da compra podem ser verificadas, utilizando a chave de acesso e QR Code impressos nele.

Quer emitir NFCe? Saiba como realizar o credenciamento no seu Estado

Nota Fiscal Avulsa (NFAe)

A NFAe é o documento usado por não contribuintes do ICMS, que não são obrigados a emitir NFe. Normalmente, quem utiliza esse tipo de nota são Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas. 

As regras para a emissão podem variar de estado para estado, mas sempre é necessário se cadastrar de forma online para receber a autorização. Basta solicitar nota por nota no portal da Sefaz.

Por mais que ela seja emitida eletronicamente, a NFAe tem a validade garantida pelo papel, sendo necessário fazer o seu armazenamento físico. 

Nota Fiscal Avulsa: o que é e como emitir

Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3e)

A NF3e tem como objetivo documentar as operações de energia elétrica. Ela é emitida e armazenada eletronicamente e sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital de quem emite. Já a autorização de uso é garantida pela administração tributária da unidade federada do contribuinte. 

NF3e: tudo sobre a Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica 

Além da obrigatoriedade de emissão

Provavelmente,  o seu negócio tem a obrigatoriedade de emitir alguma das notas descritas acima. Mas apenas cumprir a legislação não é suficiente para o crescimento da empresa. É preciso ir além de emitir notas fiscais e investir em uma gestão fiscal de qualidade. 

Mas como fazer isso? Incluindo medidas que otimizem sua rotina fiscal, acabando com o trabalho manual. Ou seja, isso faz sua empresa ganhar tempo e reduzir custos. Use esse tempo para pensar estratégias de mercado e aumentar a eficácia dos seus produtos e serviços. 


Fonte: https://blog.oobj.com.br/tipos-de-notas/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10 passos para uma boa tomada de decisão

Não sei que horas você acordou hoje, mas sei que desde que abriu os olhos está decidindo. O tempo todo temos que tomar decisões. Sem percebermos, durante grande parte das 24 horas, decidimos centenas

ROFF expande parceria estratégica com SAP Brasil

A ROFF, empresa do grupo Gfi, acaba de ser reconhecida pela SAP Brasil, como SAP VAR (Value Added Reseller). Como parceiro revendedor de valor agregado, a empresa passa a atuar na revenda de licenças

5 problemas fiscais na Black Friday: saiba como resolver

Complicações na emissão das notas fiscais é uma dificuldade comum que os negócios enfrentam. Assim, problemas fiscais na Black Friday, por ser um período de vendas mais altas que o normal, eles podem